Expedição científica à Serra de Montesinho

0

A ciência, a comunicação e a cultura marcam a integração dos novos estudantes portugueses e estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) numa expedição científica à Serra de Montesinho que terá lugar no próximo sábado, dia 8 de Outubro.
Esta iniciativa é o exemplo de uma acção de integração dos novos estudantes do ensino superior através da ciência, da comunicação e da cultura, dando seguimento a uma proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os alunos participantes poderão ficar a conhecer melhor a região de influência da sua instituição de acolhimento e tomarem contacto com a ecologia, a fauna e a flora deste espaço de montanha situado em pleno Parque Natural de Montesinho.
A expedição inclui a realização de desportos de aventura, jogos tradicionais e actividades de exploração científica conduzidas por investigadores do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) e do IPB, tendo em vista a criação do “Montesinho Laboratório de exploração científica e inovação agro-industrial”.
Esta acção em Bragança pretende reforçar a curiosidade e o natural entusiasmo dos alunos pelas áreas científica e cultural, através de actividades de comunicação. Durante a expedição será feito um “concurso de ideias”, envolvendo equipas mistas de novos e actuais estudantes e investigadores, para futuros projectos de exploração e valorização científica da Serra de Montesinho. É organizada pelo IPB em colaboração com as Associações de Estudantes, a Associação Académica e o Centro Ciência Viva de Bragança e conta com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
A iniciativa beneficia da realização da conferência internacional Mountains 2016, um evento dirigido ao desenvolvimento sustentável nas áreas de montanha na Europa e no Mundo com base na ciência, no conhecimento e na inovação, que decorre até sexta-feira, em Bragança.

PROGRAMA:

Expedição lúdico-científica à Serra de Montesinho
8 de Outubro, Sábado, 09.00 – 17.00

Saída em direcção à aldeia de Montesinho.
Visita à aldeia – Merenda e convívio com grupo de alunos e investigadores do IPB.
Visita simultânea às barragens e Lama Grande.
Percurso pedestre de cerca de 8 Km descendentes, da aldeia de Montesinho até à aldeia de França, com visita ao antigo viveiro das trutas. Durante o percurso os docentes do IPB farão diversas intervenções de carácter científico e exploratório.
Chegada a França, almoço nas instalações da Junta de Freguesia de França e momentos lúdico-musicais com as Tunas do IPB.
Jogos tradicionais transmontanos (fito, chino, corrida de sacos, corrida de arcos, pião, galhofa – luta tradicional trasmontana).
Regresso a Bragança.

Fonte: Ciência Viva

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com