Espumante Cartuxa distinguido com medalha de Ouro em França

0

O espumante português Cartuxa Bruto Reserva 2010, produzido pela Adega Cartuxa, Fundação Eugénio de Almeida, foi distinguido com uma medalha de Ouro em França, país do champagne.

O concurso Internacional de vinhos Espumantes “Effervescents du Monde 2016”, decorreu em Dijon, França. O Espumante Cartuxa Bruto Reserva 2010 competiu com mais de 600 vinhos de 28 países.

O Espumante Cartuxa Reserva 2101 é um vinho fresco e elegante e, conquistou com as suas qualidades um rigoroso painel de jurados.

Na “constante procura de produtos de alta qualidade” foi produzido na Adega Cartuxa na vindima de 2008, o primeiro espumante Reserva Bruto DOC Alentejo – Évora. Este vinho foi obtido pelo método clássico resultando num vinho fresco e elegante que vem reforçar a excelência da marca Cartuxa, diz um comunicado do produtor.

O vinho

Doc Alentejo – Évora
Tipo de solo: Granítico
Dados analíticos Álcool (%) – 12 Acidez total (g/l) – 6.9 pH – 2.75 Açúcares totais (g/l) – 8

Vinificação:
Vinho base produzido a partir de uvas rigorosamente seleccionadas e colhidas no estado de maturação ideal para produção de um vinho base espumante. Fermentação a temperatura controlada, efectuada em barricas de carvalho francês. Estágio sobre borra fina durante 6 meses com batônnage periódica. Segunda fermentação em garrafa pelo método clássico, seguida de estágio sobre borra e batônnages intercalares durante 4 anos, nas caves do Mosteiro da Cartuxa. Degorgement em Novembro de 2015.

Temperatura de Serviço: 10ºC
Produtor: Fundação Eugénio de Almeida
Enólogo: Pedro Baptista

Agricultura e Mar Actual

Adega Cartuxa Prémios 2016-11-28 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com