Douro têm novo serviço de laboratório de enologia

0

A ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense passou a disponibilizar um novo serviço de análise de vinhos.

A associação tem agora capacidade para fazer análises de determinação do teor em glucose + frutose (g/L). A determinação destes açúcares “permite-nos acompanhar o processo fermentativo e reconhecer o final da fermentação alcoólica. Controlar a concentração dos açúcares no vinho é fundamental na prevenção de fenómenos de refermentação e respectivas consequências. Permite ainda, a classificação dos vinhos em função da concentração em açúcares”, realça fonte da associação.

A ADVID passa também a quantificar o ácido málico (g/L). O progresso da fermentação maloláctica, monitorizado através da avaliação da concentração em ácido málico, “é extremamente importante pela determinação exacta do fim da fermentação maloláctica, permitindo uma intervenção oportuna/célere na estabilização dos vinhos”, adianta a mesma fonte.

Para a determinação destes parâmetros, os serviços laboratoriais da ADVID recorre à aplicação do método enzimático automatizado.

Cada parâmetro tem o custo de 1,75€/amostra (acrescido de IVA à taxa legal).

A associação informa ainda ser necessário um volume de 20-25 mL de vinho por amostra.

Agricultura e Mar Actual

ADVID Douro 2016-11-02 CarlosCaldeiraFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com