Dois projectos universitários portugueses na final internacional do Spin2016

0

Dois projectos universitários portugueses na final internacional do Spin2016

O Spin2016 é o maior evento de empreendedorismo universitário da região ibero-americana. De inscrição gratuita, a edição deste ano decorre entre 29 de Setembro e 1 de Outubro na Cidade da Cultura de Galicia e aparece como sendo um espaço vocacionado para a promoção de projectos inovadores no quadro do empreendedorismo, tecnologia e cultura.

Os finalistas do programa Model2Market da RedEmprendia estão prontos para dar o salto para o mercado no Spin2016. Os jovens empreendedores, oriundos de 10 países, viajarão para Santiago de Compostela (Espanha) para se dar a conhecer no Spin2016 e concorrerem a importantes prémios que ajudarão as suas iniciativas de negócio a tornar-se realidade.

Entre eles, destacam-se os dois projectos portugueses Stay on Track (Universidade do Porto) e Retrivr (Universidade do Porto e de Aveiro).

A Stay on Track é uma aplicação móvel e plataforma web destinadas a ajudar nutricionistas e treinadores pessoais a melhor interagirem em tempo real com os seus clientes. A Retrivr assenta numa plataforma concebida para a troca de informações pessoais e profissionais dos seus utilizadores, de forma simples e intuitiva, através de bluetooth, ou dispositivos móveis.

Nesta edição Model2Market foram inscritos mais de 460 projectos universitários de 12 países, mas apenas os 30 melhores conseguiram chegar à final. Para eles, a organização do Spin2016 tem preparado um programa de formação intensivo de três dias (entre 26 e 28 de Setembro) ministrado pelo IC2 Institute da Universidade de Texas, em Austin.

Essa formação será fundamental para aperfeiçoarem as suas propostas e ganharem um lugar na Pitch Competition a decorrer no dia 1 de Outubro na Cidade da Cultura de Galicia.

Prémios de 100 mil euros

O concurso Model2Market vai atribuir cinco prémios no valor total de 100.000 euros. Cada prémio tem o valor monetário de 10.000 euros por projecto e o restante em assessoria e acesso aos programas internacionais de apoio ao empreendedorismo da RedEmprendia.

Para além dos dois projectos portugueses, entre os finalistas do Model2Market registam-se 8 projectos provenientes de universidades de Espanha; 5 do México; 2 da Argentina; 3 do Peru; 3 da Colômbia; 4 do Brasil; 1 do Chile; 1 de Equador e 1 do Uruguai.

O Spin2016 é organizado pela RedEmprendia, o Banco Santander através do Santander Universidades, a Universidade de Santiago de Compostela, a Fundação Cidade da Cultura de Galicia e a Xunta de Galicia.

A RedEmprendia é uma rede universitária que desenvolve programas internacionais para apoiar a criação e consolidação de empresas baseadas no talento e conhecimento gerados na Universidade. Integrada por 28 universidades de 8 países conta com o apoio do Banco Santander, através do Santander Universidades e a Universia para desenvolver as suas iniciativas. O Banco Santander, empresa privada que mais investe no apoio à educação no mundo (Relatório Varkey/UNESCO-Fortune 500), apoia as actividades da RedEmprendia através do Santander Universidades mediante a qual, mantém mais de 1.200 acordos com universidades e instituições académicas de 20 países.

Agricultura e Mar Actual

Ensino Prémios Santander Totta Universidade de Aveiro Universidade do Porto 2016-09-28 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com