Criações em cortiça de alunos do IADE apresentadas na Tent London

0

Criações em cortiça de alunos do IADE apresentadas na Tent London

A Tent London – um dos mais sonantes eventos mundiais de design – contará, entre 22 e 25 de Setembro, com uma comitiva nacional, coordenada pela Aicep Portugal Global, que integra algumas das marcas portuguesas mais promissoras na área da decoração e mobiliário, com o objectivo de abrir novas portas no mercado britânico.

O projecto de Isilda Pelicano, Jans Concept, está entre os destaques lusos, integrando criações de dois alunos do IADE – Creative University que resultam das teses desenvolvidas no Mestrado de Produção – neste novo ano lectivo designado por Mestrado em Design do Produto e do Espaço – e orientadas pelo docente do instituto universitário António Cruz Rodrigues.

A marca, cem por cento nacional, aposta em peças têxteis trabalhadas manualmente e inspira-se nas técnicas de arte aplicada e alinhavados que são tradicionais da região de Nisa, no Alentejo, e que dão origem a objectos de cerâmica e cortiça contemporâneos. A participação de André Teodósio e João Borlido resulta de uma parceria estabelecida entre o instituto universitário, a Jans Concept e o Museu do Bordado e do Barro de Nisa.

Este acordo permitirá a preservação da memória e a autenticidade da cultura local projectada em novos padrões de modernidade, através do contributo de jovens criativos. Para esta colecção, João Borlido criou a linha “Asymmetric” e André Teodósio a linha “Barrocal”, apresentando jarras e taças em cortiça que variam em texturas e cores. As peças estão disponíveis para compra no site da Jans Concept.

Isilda Pelicano: a designer cujo percurso começou no IADE

Licenciada em Design de Moda pelo IADE – Creative University, a designer iniciou a sua carreira em 1991, tendo já colaborado em diversos eventos de moda e criado peças de roupa para vários projectos de reconhecimento internacional. Isilda Pelicano tem ainda uma marca com o seu nome que comercializa colecções dedicadas às mulheres contemporâneas. Com atelier próprio em Lisboa, a designer tem desenvolvido vários projectos importantes na área dos fardamentos, com destaque para a assinatura das fardas de todo o staff da UEFA Euro 2004 e 2008, da Central de Cervejas, da Portugal Telecom na Expo’98 ou do Coro Gregoriano de Lisboa.

Isilda Pelicano participa regularmente em diversos eventos de moda, tendo sido convidada a “vestir” a mundialmente famosa boneca Barbie e participado num desfile de comemoração dos 35 anos da Hello Kitty, na Moda Lisboa. A designer já recebeu várias distinções, com destaque para o “Prémio IADE Carreira 2011″ e o “Smirnoff Fashion Award”.

O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. Actualmente, a instituição é a que mais estudantes forma nesta área, apresentando, uma taxa de empregabilidade de 91%. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. O IADE integra a rede Laureate International Universities que, em Portugal, detém ainda a Universidade Europeia e o IPAM. A Laureate é líder mundial na oferta de instituições de ensino superior e, em mais das 70 escolas em que actua, circulam mais de 1 milhão de estudantes bem como uma rede de professores e investigadores, cujo principal objectivo é contribuir para a inovação e produção de conhecimento em todo o mundo.

Agricultura e Mar Actual

Aicep Design IADE Jans Concept Nisa 2016-09-19 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com