Conheça os projectos vencedores do Food and Nutrition Awards 2016

0

Conheça os projectos vencedores do Food and Nutrition Awards 2016

A Cerimónia de entrega de prémios da 7ª Edição dos Food & Nutrition Awards (FNA) realizou-se no passado dia 13 de Outubro, tendo contado com a participação do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira. A Agricultura e Mar deixa aqui o leque de projectos premiados.

Promovidos pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas em parceria com a GCI e já na sua 7ª edição, os prémios Food & Nutrition pretendem estimular o empreendedorismo, valorizar a produção nacional e promover estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis.

Para o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, “o sector agro-alimentar tem revelado uma dinâmica notável, quer numa lógica de competitividade pura, quer no impacte positivo na sustentabilidade do território, com uma taxa de crescimento superior ao resto da economia. Este sector representa actualmente 3,7% do valor acrescentado da economia, 13% do emprego, 12,6% das importações e 8,5% das exportações de bens e serviços. O crescimento médio anual das exportações agro-alimentares atingiu os 8% desde 2000 e os casos de empreendedorismo apresentados nos Food & Nutrition Awards ilustram bem esta realidade”.

Já o presidente da GCI, José Manuel Costa, considera que “os Prémios Food and Nutrition reconhecem que a inovação agro-alimentar é um factor chave para o crescimento económico em Portugal, para a criação de emprego e para a renovação do nosso tecido empresarial. Nos últimos 7 anos, recebemos meio milhar de candidaturas disruptivas e ambiciosas que muito nos orgulham e nos fazem acreditar que a trajectória do sector agro-alimentar em Portugal tem capacidade e espaço para continuar a crescer”.

Por sua vez, a presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas, Célia Craveiro, salienta que “aquilo que comemos influencia o que somos e por isso, é nossa ambição divulgar e premiar produtos, empresas e serviços que procurem processos produtivos cada vez mais sustentáveis e inovadores, adaptados ao consumidor de hoje”.

Vencedores 7ª edição do Food & Nutrition Awards

Categoria Iniciativa de Mobilização

Galardão
Pedro Graça | Vídeos de Receitas “Nutrimento”
O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direcção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito de uma das suas missões, que visa “aumentar a literacia alimentar e nutricional e a capacitação dos cidadãos de diferentes estratos socioeconómicos e etários, para as escolhas e práticas alimentares saudáveis e o incentivo de boas práticas sobre a rotulagem, publicidade e marketing a produtos alimentares”, desenvolveu um conjunto de vídeos, com uma duração aproximada de 1 minuto, com receitas saudáveis, simples e práticas que podem ser facilmente reproduzidas e partilhadas.

Apesar da elevada diversidade de vídeos de receitas divulgados actualmente nas redes sociais, os vídeos “Nutrimento” distinguem-se dos demais por serem receitas saudáveis, validadas por uma equipa de Nutricionistas do PNPAS-DGS e por apresentarem informação nutricional dos alimentos em questão.

1ª Menção Honrosa
Lidl & Cia | Super Gang dos Frescos
O Lidl e a Direcção-Geral da Saúde criaram uma parceria e desde 2011 promovem projectos de responsabilidade social sobre o tema “estilos de vida saudável” junto de mais de 37.000 alunos do primeiro ciclo em cerca de 140 escolas de todo o País.

Em 2015 o Lidl lançou a campanha “Super Gang dos Frescos” (SGDF), também ela focada no incentivo ao consumo de frutas e hortícolas e renovando a parceria com a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e com a Direcção-Geral da Educação (DGE). Esta campanha focou-se em três vertentes: um roadshow pelas escolas, um passatempo para as escolas e uma componente de loja.

O roadshow visitou 60 escolas do 1.º ciclo do ensino básico de norte a sul do país, incentivando os alunos ao consumo de frutas e legumes, aliado à prática de actividade física regular, com mensagens adicionais sobre a higiene oral, a importância do sono e a segurança na cozinha. Estas mensagens foram transmitidas de forma lúdica e pedagógica, através do jogo “Vamos às compras”, que simula uma ida às compras, escolhendo os alimentos mais saudáveis; o “Quiz4You”, jogo de cartas gigantes desenvolvido em parceria com a Science4You, com perguntas sobre os cinco temas referidos anteriormente; o jogo do relógio, em que os alunos escolhem os alimentos adequados a cada refeição do dia; e, para terminar, uma coreografia com as mascotes gigantes em forma de fruta ou legume do “SGDF” ao som do jingle.

No final cada aluno recebeu um livro de actividades e fruta, e cada escola recebeu um conjunto de materiais didácticos, cujos conteúdos pedagógicos foram validados pela DGS e pela DGE. Para chegar a mais escolas promoveu-se ainda o passatempo “Vamos Cozinhar com o Gang dos Frescos”, que desafiava as escolas do 1.º ciclo a criar receitas saudáveis e originais com pelo menos três ingredientes dos quinze que compõem o Gang dos Frescos .

2 ª Menção Honrosa
Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida – Espinho | Come Tudo – na cantina
A cantina da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida serve, diariamente, cerca de 800 refeições a alunos do 5º ano ao 12º ano, num universo de 1500 alunos. Verificou um grande desperdício alimentar e que muitos alunos não consomem a refeição completa, constituída por sopa, prato principal e sobremesa.

A presença de alunos do 2º ciclo nesta escola é muito recente e verificou-se que estes copiam os comportamentos dos alunos mais velhos, iniciando-se num percurso difícil de inverter.

Assim, foi criada uma actividade lúdica de monitorização das refeições consumidas na cantina, para 400 alunos do 2º ciclo. Mensalmente é-lhes entregue um instrumento de registo diário, onde é impresso um carimbo de cor distinta conforme o aluno cumpra com sucesso as suas obrigações. É verificado se o aluno levantou a refeição completa e se no final da refeição consumiu a totalidade da comida. Caso uma das situações não se observe é-lhe impresso um carimbo vermelho, se o aluno as cumprir com sucesso é aposto no passaporte um carimbo de cor azul.

No fundo, o objectivo para o aluno é coleccionar o máximo de carimbos azuis. A verificação é da responsabilidade dos alunos dentro de cada uma das turmas, e realizada de acordo com uma escala de serviço.

Os carimbos são contabilizados para a construção de um ranking, que atribuirá prémios aos alunos com melhor desempenho. Os prémios serão vouchers de cultura, desporto e lazer, com o objectivo de fomentar a realização de actividades outdoor em família, incutir estilos de vida saudável e combater o sedentarismo.

3 ª Menção Honrosa
Tatiana Fernandes | Programa Peso Saudável
O Programa Peso Saudável (PPS) é um programa comunitário, de base hospitalar, que tem como objectivo a perda de peso em adultos obesos ou pré-obesos e sua manutenção através da modificação do estilo de vida, após consulta médica individual inicial. Também visa ajudar ao controlo das co-morbilidades associadas, mediante a referida adopção de novos estilos de vida. A aplicação de programas de grupo de modificação do estilo de vida na obesidade e suas co-morbilidades, ainda tem um cunho inovador. Para promover estes novos hábitos, realizam-se 15 sessões de grupo semanais, que visam consciencializar, educar, motivar e facilitar para essa mudança, a nível de práticas alimentares, de actividade física e de exercício. A consulta médica inicial visa não se perder de vista a individualização necessária: caracterização inicial e intensidade das medidas necessárias. Desde 2014 conta com a participação de 112 indivíduos.

Categoria Investigação e Desenvolvimento

Galardão
Ana Teresa Sanches Silva | Rose4pack-Embalagem biodegradável ativa com extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis L.) para incrementar a vida útil dos alimentos
O projecto Rose4Pack é o acrónimo de Embalagem biodegradável activa com extracto de alecrim (Rosmarinus officinalis L.). Este projecto abordou questões de grande relevância sobre a nova geração de embalagens alimentares, tais como: as embalagens podem interagir positivamente com os alimentos embalados? Uma embalagem activa pode ser eficaz e segura simultaneamente? Uma embalagem activa pode ajudar a promover a qualidade dos alimentos e indirectamente a saúde do consumidor?

Este projecto visou desenvolver e avaliar a eficácia de uma nova embalagem alimentar activa que incorpora extracto de uma planta com propriedades antioxidantes. O factor crítico de sucesso deste projecto foi o uso de extracto de alecrim, o qual é aprovado com aditivo alimentar.

As novas embalagens activas têm capacidade antioxidante devido à incorporação de compostos fenólicos. Assim evitam, ou pelo menos, atrasam a oxidação lipídica, aumentando o prazo de validade dos alimentos embalados. Como consequência as novas embalagens contribuem para a protecção da saúde dos consumidores porque permitem a ingestão de alimentos mais seguros durante mais tempo. Adicionalmente as novas embalagens podem permitir que sejam adicionados aos alimentos menores quantidades de conservantes ou mesmo que estes seja isento dos mesmos.

1ª Menção Honrosa
Catarina Durão | Determinantes de hábitos alimentares e adiposidade na infância
Este trabalho baseou-se numa sub-amostra da coorte G21, apresentando-se aqui o resultado de quatro estudos com os objectivos específicos de avaliar a: associação entre práticas maternas de controlo alimentar e inadequação alimentar aos 4 anos; associação de características e comportamentos maternos com padrões alimentares aos 4 anos; associação entre padrões alimentares e adiposidade dos 4 para os 7 anos; e associação da Ingestão proteica (IP) e carga glicémica (CG) aos 4 anos com adiposidade e insulina sérica aos 7 anos.

A alimentação da criança foi avaliada por questionário de frequência e por diário alimentar de 3 dias, tendo sido considerada em diferentes abordagens de análise: grupos de alimentos, padrões alimentares a posteriori, e nutrientes. Este trabalho foi o primeiro a mostrar, tanto quanto se conhece descrito na literatura internacional, uma interacção entre carga glicémica e proteína que aumenta o efeito sobre a adiposidade em idades precoces.

2ª Menção Honrosa
Instituto Superior de Agronomia | Desenvolvimento e optimização de snacks saudáveis à base de iogurte
Os snacks de iogurte surgem como uma resposta ao aumento da procura de alimentos saudáveis, de consumo rápido, com ingredientes de baixo custo, tendo por base o iogurte, e que evitem o consumo excessivo de alimentos resultante de longos períodos entre refeições constituindo opção para as necessárias refeições a meio da manhã e a meio da tarde.

Os snacks de iogurte representam um produto alimentar inovador, não sendo ainda possível encontrar, no mercado, nenhum produto semelhante. Os snacks apresentam um conjunto de atributos sensoriais que são elementos diferenciadores das soluções disponíveis no mercado: a leveza e suavidade, perceptíveis na degustação; a sua ligeira crocância; a tão agradável e ténue acidez a iogurte; os seus sabores a farinha de alfarroba e a coco caramelizado; sem esquecer, as pequenas sementes de chia, que os tornam tão atraentes….faz com que sejam um produto alimentar único e muito apreciado.

Categoria Produto Inovação

Galardão
Ernesto Morgado S.A. | Pato Real NutriMinuto
Pato Real NutriMinuto: Uma escolha nutritiva em 1 minuto!- Arroz Integral Mix 5 Cereais com quinoa, chia, trigo sarraceno e milho painço – Arroz Integral & Quinoa com quinoa branca e quinoa vermelha – Arroz Integral, Vegetais e Sementes com ervilhas, cenoura, milho doce, alho francês, linhaça dourada.

pato-real-01Pato Real NutriMinuto é uma excelente solução para quem deseja obter todos os benefícios nutricionais do arroz integral – fonte de fibra, vitaminas, minerais e fitonutrientes – e dos cereais ancestrais, sem os inconvenientes e o longo tempo de espera da preparação. Todas as receitas são aptas a uma dieta celíaca/intolerante ao glúten e vegetariana/vegan. Saboroso como um arroz preparado em casa, apresenta 2 vantagens face ao arroz integral simples e cru disponível no mercado: uma maior riqueza nutricional: e uma maior conveniência – pronto-a-comer, basta aquecer apenas 1’ no microondas, mas também é flexível pois pode servir de base a inúmeras receitas, basta saltear ingredientes e juntar.

1ª Menção Honrosa
Cento e Quatroº | Cento e Quatroº
cento-e-quatroCento e Quatro é uma marca pioneira em que desenvolve refeições saborosas, rápidas, quentes e saudáveis, em apenas 2 minutos, através do método de confecção a vapor. O conceito tem por base produtos frescos e naturais, com forte influência na cozinha mediterrânica, proporcionando refeições com grande profusão de sabores, já que o método de processamento potencia as características organoléticas dos ingredientes como o sabor, a cor, o cheiro e a textura.

As refeições têm a particularidade de serem servidas em cestos de madeira, adequadas ao processamento a vapor. O fluxograma é simples: O cliente escolhe um dos doze cestos dispostos na vitrine, dentro das categorias – peixe, carne, vegetarianos e massa (os alimentos estão maioritariamente crus) sendo confeccionados em 2 minutos ao vapor. Mais que um conceito de alimentação equilibrada, o Cento e Quatro o traduz uma opção de vida e como tal pretende ser reconhecido como a opção mais saudável, rápida e saborosa para comer fora de casa.

2ª Menção Honrosa
Cerealis – Produtos Alimentares | Massas Milaneza Wok – Espirais e Macarrão
milaneza-wok-headerCom base em vários estudos realizados pela Milaneza, os consumidores procuram soluções convenientes (fáceis e de rápida utilização), que garantam a manutenção de todas as características e sabor, enquadradas numa alimentação equilibrada e saudável. A verdade é que, na maioria das vezes, estes conceitos são difíceis de conciliar. Foi este o desafio da Milaneza: Apresentar um inovador conceito que se enquadre no ambiente de comida asiática, das especiarias utilizadas, dos métodos de preparação, da valorização do amargo, do regresso às origens e dos sabores mais naturais, reforçando a mensagem que permita a todos os consumidores uma confecção muito simples, saudável, equilibrada e com menor recurso a gorduras e à excessiva adição de sal.

Considerando todas estas premissas, surgiram as novas massas Milaneza Wok. Um produto totalmente inovador. Trata-se de uma massa 100% de trigo duro que não necessita de pré-cozedura. A sua utilização é muito simples, directamente do pacote para o wok, bastando apenas 4 minutos para a preparação da refeição. Perfeita para os diversos estilos alimentares, promove a combinação dos ingredientes, desde hortícolas a leguminosas, fontes de proteína como carne, peixe ou ovos ou, até mesmo as frutas.

3ª Menção Honrosa
Healthium – Healthcare Software Solutions, Lda.| Nutrium
O Nutrium é um software destinado a nutricionistas e dietistas, que exercem a sua profissão na área clínica e que tem como principais objectivos simplificar as tarefas dos profissionais e facilitar o acompanhamento e fidelização dos seus pacientes.

O software apoia o profissional nas várias etapas do seu processo de consulta: recolha de informações do paciente, registo e análise de dados analíticos e antropométricos, planeamento e construção do plano alimentar, recomendações alimentares e de exercício físico e análise global do plano prescrito.

No entanto, o software distingue-se por oferecer aos pacientes a possibilidade de consultarem o plano alimentar, serem notificados à hora das refeições, comunicarem com o nutricionista e indicarem as suas principais dificuldades, tudo a partir do telemóvel ou tablet com a aplicação do Nutrium. O software prima sobretudo pelo facto de conseguir aliar todas as suas características e funcionalidades a um uso simples e descomplicado, permitindo que o profissional utilize o software no tempo de consulta, agilize o tempo passado ao computador, possa trabalhar com mais informação e maior proximidade ao paciente e assim cativar e manter mais pacientes.

Categoria Sustentabilidade Alimentar

Galardão
Frueat – Produtos Alimentares, Lda. | Fruut – O Snack Saudável
Na produção dos snacks Fruut utiliza-se fruta rejeitada pela grande distribuição, com defeitos na casca e de calibres reduzidos. Desta forma, a Fruut combate o desperdício alimentar aproveitando e valorizando frutos que de outra forma seriam destruídos ou vendidos pelos produtores a um preço abaixo do preço de custo.

frueat-3Os snacks Fruut são 100% naturais, sem qualquer adição, feitos a partir de fruta nacional (empresa aderente ao Portugal sou Eu) e concorrem com snacks salgados, açucarados e com gordura nas prateleiras dos snacks dos Hipermercados, Gasolineiras e máquinas de vendas automática. Concretizamos a nossa missão de cada vez que um consumidor opta por um snack Fruut. Desde Julho de 2013, a Fruut aproveitou mais de 10 milhões de peças de fruta. Acrescentou -lhes valor, transformando a “fruta feia” em apetecíveis snacks de fruta crocante com impacto na sustentabilidade.

1ª Menção Honrosa
BEL Fromageries Portugal SA | Programa Leite de Vacas Felizes
O Programa Leite de Vacas Felizes (PLVF) pretende tornar o negócio do leite nos Açores sustentável a nível económico, social e ambiental, criando valor em toda a cadeia de produção: valoriza o produtor de leite; responsabiliza a indústria, melhora o bem-estar animal e a qualidade do leite. Esta iniciativa resulta num produto diferenciado, mais nutritivo e com mais valor acrescentado pois assenta em vacas alimentadas em pastagem.

O PLVF assegura o bem-estar animal em todo o processo de produção e estabelece um sistema de certificação baseado normas que asseguram melhores práticas ambientais e sanitárias. O resultado é o leite de pastagem, mais nutritivo – leite de “erva fresca” tem mais ómega 3 e CLA – confirmado pela compilação de bibliografia científica realizada pela Universidade do Minho. Este processo de certificação PLVF resulta em mais valor acrescentado no produto final e consequentemente possibilita uma remuneração dos produtores com valores acima do mercado.

2ª Menção Honrosa
Município de Torres Vedras | Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar – PSAE
Considerando a importância que o poder local assume na formação dos seus munícipes, nomeadamente os mais jovens, o Município de Torres Vedras (MTV), desenvolveu um programa de sustentabilidade alimentar transversal às diferentes fases do processo alimentar, assente em 4 eixos de acção: produção, aquisição, confecção e consumo.

No Iº eixo, produção, apostou no contacto direto com o processo de cultivo dos bens alimentares hortícolas: “Horta Viva” – Programa de hortas comunitárias que visa contribuir para a sustentabilidade ambiental, combater a pobreza, e facilitar o acesso à terra por parte de potenciais agricultores. “Hortas Pedagógicas” – O MTV destacou um jardineiro para o acompanhamento das 8 hortas pedagógicas instaladas em escolas, proporcionando aos alunos um contacto directo com os produtos hortícolas.

No eixo II, aquisição de produtos alimentares, criou normas no que toca à sustentabilidade das compras públicas passando a adquirir todos os seus produtos aos produtores locais.

No eixo III, confecção das refeições escolares, construiu uma rede de IPSSs, que garante, em conjunto com o MTV, o fornecimento de 4000 refeições escolares/dia. No eixo IV, através de programas direccionados para as crianças, procurou fomentar os bons hábitos alimentares e associá-los às questões da saúde.

Agricultura e Mar Actual

Cento e Quatroº Cerealis Ernesto Morgado Frueat Instituto Superior de Agronomia Lidl Prémios Rose4Pack Torres Vedras 2016-10-19 Ana Cordeiro de SáFonte Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com