Conferência Visões para uma Floresta de Futuro realiza-se a 14 de Dezembro no Porto

0

O programa da segunda conferência integrada no Prémio Floresta e Sustentabilidade já está fechado: será no dia 14 de Dezembro no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, Porto.

Intitulada Visões para uma Floresta de Futuro, a conferência terá como oradores José Palma-Oliveira, professor de Psicologia do Ambiente da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Frei Bento Domingues, António Louro, presidente da Aflomação e do Forum Florestal (Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa), João Paulo Catarino, vice-presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, João Soveral, da Confederação dos Agricultores de Portugal, e Rosário Alves, directora executiva da Forestis (Associação Florestal de Portugal).

A inscrição na conferência é gratuita e poderá ser feita através do site do Prémio Floresta e Sustentabilidade, aqui. O email celpa@celpa.pt também está disponível para receber inscrições.

O Prémio Floresta e Sustentabilidade está a ser promovido pela primeira vez pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira, em parceria com o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios, o apoio técnico da PwC e o patrocínio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Aberto a todas as fileiras da floresta, o Prémio Floresta e Sustentabilidade é bienal e está dividido em quatro categorias: Sustentabilidade Florestal; Boas Práticas de Silvicultura; Associativismo e Projectos de I&D.

Candidaturas alargadas até 15 de Dezembro

Relembre-se que a data de recepção de candidaturas ao Prémio Floresta e Sustentabilidade foi prolongada até 15 de Dezembro de 2016. O primeiro prémio de cada categoria será de 5 mil euros.

Regulamento, questionários e outras informações aqui.

Ao Prémio Floresta e Sustentabilidade poderão candidatar-se empresas, entidades, empresários, entre outros, que desenvolvam a sua actividade em território nacional em áreas como a Silvicultura e outras actividades florestais, a Extracção e Exploração Florestal, a Produção Florestal, a Investigação Científica, o Associativismo, entre outros.

No âmbito do Prémio Floresta e Sustentabilidade serão atribuídos prémios em quatro grandes categorias:

– Boas Práticas de Silvicultura – Prémio operacional que pretende distinguir o produtor, proprietário, empresa ou entidade que se tenha destacado, em projectos realizados ou a decorrer, pela promoção ou aplicação de boas práticas de produção florestal.

– Sustentabilidade Florestal – Prémio que distingue projectos integrados que tenham sido desenvolvidos numa perspectiva de promover a floresta num contexto de uso diversificado do espaço florestal, que promovam e defendam a biodiversidade e a valorização social e económica, assim como a certificação da gestão florestal. Podem ser submetidas candidaturas por qualquer tipo de entidade (associações, entidades públicas, empresas, proprietários, entre outros).

– Prémio Associativismo – Prémio que distingue associações, cooperativas, entidade gestora de ZIF, entre outros, que se tenham destacado na promoção do associativismo na gestão da floresta, por projectos implementados, dinamização local, implementação da certificação da gestão florestal, ou outras áreas que representem um contributo relevante para a gestão activa da floresta.

– Projectos de I&D – Prémio dirigido a investigadores ou grupos de investigação de universidades, institutos politécnicos, centros de investigação e tecnológicos e/ou outras entidades que desenvolvam projectos de investigação, nomeadamente em parceria com empresas, na área das ciências florestais.

Caso o Júri considere relevante, poderá atribuir menções honrosas em qualquer das categorias predefinidas.

Adicionalmente, o júri poderá deliberar a atribuição de outros Prémios Especiais a indivíduos ou entidades que mereçam destaque pelo seu contributo para o desenvolvimento e para a sustentabilidade da floresta portuguesa, independentemente da atribuição dos anteriores.

Agricultura e Mar Actual

Celpa Porto 2016-11-25 CarlosCaldeiraFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com