Concurso florestal YPEF já tem vencedores da 6ª Edição da Final Europeia

0

Parque Natural da LVM, em Tervete na Letónia Concurso florestal YPEF já tem vencedores da 6ª Edição da Final Europeia

Os vencedores da 6ª Edição do Concurso YPEF – Young People in European Forests, que decorreu em Tervete, na Letónia, foram conhecidos no dia 30 de Setembro. A equipa vencedora era composta pelas alunas Evrim Düzenli da Alemanha, Kristïne Krastina da Letónia e Eszter Anna Váradi da Hungria.

Em segundo lugar ficaram Rugile Andrejevskyté da Lituânia, Martins Robenznieks da Letónia e Sylvya Pasca da Roménia e em terceiro, Maximilian Bubna-Litic da Áustria, Ionna-Ariadni Kaneleti da Grécia e Katarzyna Leszczynska da Polónia.

As alunas da Equipa Vencedora de Portugal, Mariana Tavares, Ana Tavares e Rita Cruz foram acompanhadas pela professora Isabel Drumond do Agrupamento de Escolas de Búzio – Vale de Cambra, durante toda a final da 6ª Edição do Concurso YPEF.

Para as alunas, de entre as provas realizadas no Concurso YPEF a prova teórico-prática no Parque Natural da LVM foi a melhor. “Tivemos de realizar um percurso pelo parque para responder às várias perguntas do booklet, com diferentes pontos de passagem. Ao mesmo tempo que respondíamos às questões conhecemos o parque, juntando desta forma o útil ao agradável”, dizem as alunas, segundo uma nota de imprensa enviada pela Forestis – Associação Florestal de Portugal.

Ao longo do Concurso YPEF, entre os conhecimentos adquiridos, o que mais surpreendeu Mariana Tavares foi perceber a grande diferença de percentagens de floresta privada existente entre os vários países Europeus, “Nunca pensei que houvesse países em que a floresta privada correspondesse a uma percentagem tão baixa. Como sempre contactei com uma realidade em que a floresta privada é a maioria, nunca pensei que noutros países isso não se verificasse”, diz a aluna.

Para a Ana Tavares o Concurso YPEF permite aos participantes “dar mais atenção ao mundo natural que nos rodeia e parar um pouco para pensar em como as florestas são tão importantes para o nosso bem-estar enquanto seres humanos”.

Conhecer a floresta da Letónia

Os 36 alunos presentes na fase final do concurso, conheceram a floresta da Letónia, participaram em provas de conhecimentos teóricos e práticos sobre as florestas europeias e apresentaram um poster sobre o tema “Amizade entre as florestas e as pessoas” (“Friendship between forests and people”).

O concurso juntou mais de 11.000 estudantes de escolas do ensino secundário e profissional de países como Portugal, Alemanha, Áustria, Estónia, Grécia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia e República Checa, Roménia e Ucrânia.

A Forestis – Associação Florestal de Portugal, é um movimento associativo de âmbito nacional, sem fins lucrativos e de utilidade pública fundado em 1992, com o intuito de apoiar activamente a gestão, a defesa e o associativismo na floresta privada e comunitária.

Em resultado da sua actividade em 2001 foi reconhecida como equiparada a Organização Não Governamental do Ambiente.

Actualmente, conta com 31 Organizações Proprietários Florestais (OPF) associadas, com âmbito de actuação sub-regional, que representam e apoiam tecnicamente mais de 15.000 proprietários florestais.

Agricultura e Mar Actual

Forestis 2016-10-05 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com