Carga movimentada no Porto de Sines cresce mais 6,6% que o esperado em 2016

0

Carga movimentada no Porto de Sines cresce mais 6,6% que o esperado em 2016

A Administração do Porto de Sines esperava um crescimento na movimentação de mercadorias, para as 45,5 toneladas, mas esse vai ser 6,6% superior ao previsto. O porto deverá terminar o ano com uma movimentação de 48,5 milhões de toneladas, mais cerca de três milhões do que o inicialmente previsto no orçamento da administração portuária para 2016.

“A movimentação de mercadorias prevista para este ano de 2016 seria de 45,5 milhões de toneladas, mas o que vai acontecer é que vão ser perto de 48,5 milhões de toneladas”, disse ontem, num encontro com jornalistas, em Sines, o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), João Franco.

Em 2015, o porto de Sines terminou o ano com um total de 44 milhões de toneladas de carga movimentada nos cinco terminais, de granéis líquidos, petroquímico, multipurpose, de contentores e de gás natural, estimando conseguir atingir no final deste ano um aumento de cerca de 4,5 milhões de toneladas.

Reforço da quota de mercado

Este “crescimento sustentado” representa uma subida da “quota de mercado” a nível nacional, que “deve andar à volta dos 55% da mercadoria movimentada”, acrescentou aquele responsável.

João Franco atribuiu o crescimento à resposta positiva do mercado “ao esforço que a empresa e os seus concessionários e os diversos agentes económicos têm feito para dinamizar a actividade”.

Segundo as estimativas, até ao final do ano, o terminal de granéis líquidos é o que movimentará maior carga, com cerca de 22,3 milhões de toneladas, seguido do terminal de contentores, com 19,4 milhões.

O presidente da APS destacou ainda a subida do número de navios, “que cresceu 13,9%”, ao mesmo tempo que “a dimensão dos navios também está a crescer”.

A expectativa é a de que o crescimento continue até ao final do ano e que, ao longo de 2017, se sintam os efeitos do alargamento do Canal do Panamá, que poderão representar “um aumento potencial” de mais “200 navios” a operar em Sines, em 2017.

Agricultura e Mar Actual

Porto Sines 2016-09-15 CarlosCaldeiraLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com