Capoulas Santos inaugura Portugal Agro

0

O primeiro dia da 3ª edição da Portugal Agro – Feira das regiões de Portugal começa hoje, 28 de Outubro, com a abertura do Agro Fórum da CPLP, às 9 horas, no pavilhão Multiusos da FIL, com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

Após a sessão de abertura do Agro Fórum, o ministro fará uma visita ao espaço da Portugal Agro, no pavilhão 3 da FIL, um projecto transversal a toda a fileira agro-alimentar, que promove a capacidade produtiva nacional, as suas regiões, características e raízes e a qualidade dos seus produtos.

A 1ª edição do Agro Fórum da CPLP, sob o tema “A dinamização do agronegócio na CPLP”, organizado pela CAL – Câmara Agrícola Lusófona, conta com 5 conferências ao longo do dia, com pausas para networking. Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste irão ser os países de língua portuguesa em destaque neste encontro que visa estimular o debate sobre as oportunidades de desenvolvimento do agro-negócio e sua contribuição para erradicação da fome nos países lusófonos.

Num âmbito mais lúdico mas também com forte vocação empresarial a que não é alheia a dimensão internacional, a Portugal Agro dá a oportunidade aos visitantes de conhecerem produtos tradicionais de várias regiões portuguesas. O evento conta com várias actividades, como diversas sessões de showcooking, entre elas com o foodie Rodrigo Meneses e com o cozinheiro-chefe da selecção portuguesa de futebol, Hélio Loureiro; tertúlias gastronómicas, venda directa de produtos, animações musicais, duas Galas Equestres Lusitanus Show – onde o cavalo lusitano e o fado serão os protagonistas – concursos de baristas e muito mais.

Os visitantes deste certame irão encontrar várias associações como a ACOS – Associação de Agricultores do Sul, AICC – Associação Industrial e Comercial do Café, AJAP – Associação Dos Jovens Agricultores De Portugal, Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, CONFAGRI, Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, entre outras.

Programa de actividades

Entre as muitas iniciativas que decorrem durante os 3 dias da Portugal Agro, podemos destacar:
Dia 28
9h – Abertura das Jornadas Portugal Agro e I Agro Fórum dos Países CPLP
9h30 – Workshop “Oportunidades de Negócio em Marrocos no sector Agro Alimentar”
10h – 3º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola
10h – Campeonato Nacional de Baristas
10h – Fórum de Pastelaria
15h – 1º Encontro Nacional de Empresários de Restauração
21h – Gala Equestre Lusitanus Show

Dia 29
10h – Atelier Sensorial do Peixe(para crianças e jovens), “O peixe é Fixe” e “Conservas à Mesa”
14h – Foodie Rodrigo Meneses em conversas com Maria da Nazaré
10h – Final do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano
10h – Campeonato Nacional de Baristas
12h – A Sopa dos Campeões, cozinhada por Hélio Loureiro, cozinheiro-chefe da selecção portuguesa
21h – Gala Equestre Lusitanus Show

Dia 30
10h – Final do Concurso Chefe Cozinheiro do Ano
16h – Apresentação do Rota dos Vinhos

Agricultura e Mar Actual

ACOS AICC AJAP Confagri Portugal Agro 2016-10-28 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com