Campanha de comercialização de figo seco arranca na região Norte

0

Campanha de comercialização de figo seco arranca na região Norte

A campanha de produção e comercialização do figo seco iniciou-se na Região do Norte, na área de mercado de Mirandela, com um volume de transacções considerado normal para o início da campanha.

Segundo a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, referente à semana de 19 a 25 de Setembro, a oferta ainda foi média porque este ano a secagem atrasou-se. O produto no geral é de calibre miúdo, devido ao excesso de calor durante todo o ciclo vegetativo da cultura. Em relação ao ano anterior e no início da campanha de comercialização a cotação mais frequente foi superior em cerca de 10%, porque a oferta ainda não satisfez a procura média/alta.

Alfarroba – Na região do Algarve não se registaram transacções de alfarroba”grainha”. A oferta de alfarroba “inteira” foi baixa e a procura média/baixa. Colheita de alfarroba nova. Escoamento regular. Cotações estáveis. A oferta de “tritura do grosso” foi média/baixa e a procura também. Escoamento regular. Cotações estáveis.

Amêndoa – No Algarve a oferta foi baixa e equilibrou a procura. Escoamento fraco, devido à concorrência de miolo americano que se encontra mais barato (5,00€/Kg). As cotações não se alteraram.

Pinhão – No Alentejo, na área de mercado do Alentejo Litoral, o pinhão da China, Turquia e Paquistão a preços mais baixos e de menor qualidade são uma forte concorrência ao produto nacional. Oferta baixa e procura média/baixa. Cotações estáveis.

Agricultura e Mar Actual

Figo 2016-09-28 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com