Câmara e Cooperativa de Vila Pouca de Aguiar apoiam aumento de produção de cebola

0

Câmara e Cooperativa de Vila Pouca de Aguiar apoiam aumento de produção de cebola

A Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Vila Pouca de Aguiar estabeleceram um protocolo de colaboração com o intuito de aumentar a produção de cebola no concelho e a presença de produtores locais na tradicional Feira das Cebolas.

Nesse sentido, a autarquia comparticipa em 3. 800 euros a aquisição de 100 mil pés de cebolo, diligenciando para que as Juntas de Freguesia agreguem interessados na produção de cebola.

Por sua vez, à cooperativa cabe efectuar a aquisição da respectiva planta pelas quantidades solicitadas pelas juntas e de promover a venda de pelo menos metade na Feira das Cebolas.

As freguesias que mais solicitaram plantas de cebolo foram Alvão, Valoura, Tresminas e Vila Pouca de Aguiar com 33.000, 15.500, 13.000 e 12.500 pés, respectivamente.

Na Feira das Cebolas, 25 de Setembro, haverá uma banca junto ao Gabinete de Apoio ao Agricultor para venda das novas cebolas.

Feira recebe 60 produtores

A Feira das Cebolas de Vila Pouca de Aguiar realiza-se há vários séculos no dia 25 de Setembro e este ano calha num domingo. No fim-de-semana de 24 e 25 de Setembro vai decorrer a maior festa das tradições transmontanas com venda de produtos e animação sociocultural.

Cerca de 60 produtores de cebola estarão com banca montada na antevéspera e no dia da feira, altura em que se começa a vender centenas de cabos de cebolas (e alho, malagueta, palhada, batata, tomate, couve, pimentos) a milhares de visitantes que “todos os anos acorrem a esta feira, cujas origens se perdem no tempo – há documentos que atestam que a feira aguiarense foi proibida em 1319 por D. Fernando, e restituída em setembro de 1417 por D. João I”, revela fonte da autarquia.

Agricultura e Mar Actual

Cebola Cooperativa Agrícola de Vila Pouca de Aguiar Vila Pouca de Aguiar 2016-09-10 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com