CAL apresenta Agrofórum na Agroglobal a 9 de Setembro

0

CAL apresenta Agrofórum na Agroglobal a 9 de Setembro

A CAL – Câmara Agrícola Lusófona faz amanhã, 9 de Setembro, na AgroGlobal, a apresentação oficial do Agrofórum da CPLP. O evento terá lugar pelas 12h30 no stand da CAL, onde estará presente o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, o presidente da CE-CPLP, Salimo Abdula, e o delegado da FAO junto da CPLP, Hélder Muteia.

O registo no Agrofórum já pode ser feito aqui.

O evento é patrocinado pela Vinhos do Tejo-Wines e conta com uma degustação de vinhos e de produtos tradicionais.

O 1º Agrofórum da CPLP, que decorrerá de 26 a 28 de Outubro, na FIL, Parque das Nações, em Lisboa, visa estimular o debate sobre “as oportunidades de desenvolvimento do agro-negócio e sua contribuição para a erradicação da fome nos países lusófonos”, diz o presidente da CAL, Jorge Correia Santos.

A realidade do sector agro-alimentar, dentro dos países da CPLP, “necessita dum debate sério, pragmático e construtivo por parte dos seus principais actores: empresários, líderes associativos ou financeiros e responsáveis políticos; por forma a reforçar o seu papel e sua contribuição para o desenvolvimento económico da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. É neste quadro que surge o Agrofórum da CPLP, o único fórum da área apoiado quer pela CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, quer pela CE-CPLP – Confederação Empresarial da CPLP”, acrescenta a organização do evento.

Esperados mais de 1.200 empresários

Sob o lema “dinamizar o agronegócio na CPLP”, o Agrofórum tem como objectivo destacar as oportunidades no agro-negócio nos países do espaço lusófono, motivando os agentes do sector através da demonstração do “saber de experiências feito”.

A organização espera a presença de mais de 1.200 empresários de todo espaço da CPLP, ministros da Agricultura, do Comércio, Embaixadores, líderes e gestores de empresas, instituições nacionais e internacionais e grupos económicos.

Entretanto, o mundo agrícola está de novo reunido em Valada do Ribatejo, de 7 a 9 de Setembro, para conhecer o que de mais moderno se pratica na agricultura portuguesa. A Agroglobal é a maior feira agrícola do País e uma das maiores da Europa neste modelo dinâmico, reunindo cerca de 250 empresas expositoras e demonstrações em contexto real da mais avançada tecnologia ao serviço do sector agrícola. O papel da Agricultura na economia portuguesa é debatido num ciclo de colóquios, ao longo dos três dias da feira.

Inovação, tecnologia e conhecimento são os ingredientes que atraem milhares de visitantes à Agroglobal- Feira das Grandes Culturas, desde a sua primeira edição.

Missão à Guiné-Bissau

Relembre-se que a A Câmara Agrícola Lusófona está a organizar uma missão empresarial à Guiné-Bissau entre 30 de Setembro e 7 de Outubro.

Os dados estatísticos mostram que o país importa anualmente cerca de 117 milhões de euros em produtos agro-alimentares, dos quais 19% são provenientes de Portugal. Os principais produtos portugueses importados pela Guiné-Bissau são: cerveja, vinhos, refrigerantes, ovos, águas engarrafadas e óleo de soja.

A participação nesta missão empresarial permitirá às empresas visitas a empresas de distribuição e de importação, reuniões bilaterias B2B, participação em encontros institucionais e acesso a informação privilegiada sobre o mercado-alvo.

A missão tem apoio do Portugal 2020, sendo o valor da inscrição para as empresas elegíveis de 1.475 euros. Para as não elegíveis, o valor é de 2.950 euros. O custo inclui as passagens aéreas de ida e volta, alojamento em hotel com pequeno-almoço incluído e minibus em todas as deslocações colectivas de acordo com o programa.

Mais informações aqui. Inscrições aqui.

Agricultura e Mar Actual

Agrofórum Agroglobal Câmara Agrícola Lusófona CPLP Valada do Ribatejo 2016-09-08 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com