Baby kiwi bate recorde de produção

0

Baby kiwi bate recorde de produção

A produção comercializada de baby kiwi este ano de 2016, cuja colheita começou em Agosto, deverá, pela primeira vez, ultrapassar as 700 toneladas, o que significa pelo menos o triplo da produção de 2015, informa a Agriminho, empresa , especialista em pequenos frutos.

“Paulatinamente os hábitos de consumo estão a adaptar-se ao baby kiwi, mini kiwi ou kiwi arguta. Esta sumarenta baga, de excelente sabor doce e pouco ácido, conquista facilmente o consumidor e isso tem-se reflectido nas vendas e na facilidade de escoamento”, acrescenta a Agriminho.

Para a empresa, existe um “grande optimismo em torno desta fruta, cujas plantações pioneiras na Europa, em torno de 250 ha, começam paulatinamente a entrar em produção”.

Muito tolerante à PSA

Em Portugal encontram-se à venda nesta época do ano frutas em couvetes de 125 gramas nos principais supermercados. Contudo, é a Europa do Norte o principal destino da produção.

A Agriminho refere que Portugal tem-se destacado na produção desta fruta, pela precocidade em termos de maturação e a boa adaptação ao nosso território. Em contrapartida, “trata-se de uma espécie de kiwi muito tolerante à PSA, pelo que se torna uma opção mais segura para o produtor, em relação ao kiwi hayward, cujas cotações, ao produtor, são muito mais baixas (cerca de 1/3) dos preços pagos pelos mini kiwis”.

Agricultura e Mar Actual

Agriminho kiwi 2016-10-17 João BorgesFonte Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com