Apoio do POSEI começa hoje a ser pago a mais de 400 candidaturas no sector das pescas

0

Apoio do POSEI começa hoje a ser pago a mais de 400 candidaturas no sector das pescas

O Governo, através da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, diligenciou com o Governo Regional dos Açores, tornando já possível a aprovação de mais de 400 candidaturas, no âmbito do Programa Operacional nacional do Fundo Europeu Assuntos do Mar e das Pescas (POSEI), cujas compensações, no sector da pesca, começam hoje, 30 de Setembro, a ser pagas.

A Ministra aprovou, em Março, o regime que estabelece as disposições de âmbito nacional relativas ao POSEI, que posteriormente permitiram a regulamentação específica de carácter regional.

Apoiar a insularidade

O POSEI é um programa específico instituído pelo Conselho das Comunidades Europeias para fazer face ao afastamento e à insularidade das Regiões Autónomas.

O objectivo do POSEI é compensar pelos custos suplementares suportados os operadores nas actividades da pesca e de transformação e comercialização dos inerentes produtos.

No actual período de programação (2014-2020), esta compensação é assegurada Programa Operacional Mar 2020, enquadrado no Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, estando prevista a alocação de cerca de 30,5 milhões de euros à Região Autónoma dos Açores e de 14,5 milhões de euros à Região Autónoma da Madeira.

Agricultura e Mar Actual

Açores Ana Paula Vitorino Madeira POSEI Pescas 2016-09-30 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com