António Costa aponta indústria e portos como novas áreas de parceria com a China

0

António Costa aponta indústria e portos como novas áreas de parceria com a China

“Para além dos investimentos que têm sido feitos em Portugal, queremos sensibilizar os dirigentes chineses para o facto de existirem novas áreas de cooperação que podem desenvolver-se, em particular no campo industrial”, afirmou o primeiro-ministro, António Costa, após ter sido recebido pelo Presidente da República Popular da China, Xi Jinping,

O primeiro-ministro encontra-se em viagem oficial à China durante quatro dias. Acompanham António Costa os ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes. Antes da reunião de trabalho com o Presidente Xi, António Costa reuniu-se com o Presidente do Congresso do Povo, Zhang Dejiang.

“A partir desta visita, gostaríamos de abrir portas para que haja novos investimentos que não sejam de aquisição de activos [casos da EDP e da REN], mas que sejam de estabelecimento de parcerias com empresas portuguesas, em particular no sector industrial”, acrescentou António Costa.

Papel estratégico dos portos

O primeiro-ministro lembrou que “Portugal tem hoje grande capacidade de cooperação em áreas como a indústria automóvel ou as energias renováveis” e “há novas perspectivas no sector dos portos, sobretudo com o grande projecto chinês de rota marítima”, no qual “uma infra-estrutura como o nosso porto de Sines pode ter um papel essencial a desempenhar”.

António Costa afirmou que “existe também uma vontade da China estabelecer uma grande interconexão internacional na área da energia. Na sequência do acordo entre Portugal e o Reino de Marrocos, estamos – por isso – perante uma nova área interessante”.

Em relação às exportações, o primeiro-ministro disse que existe “a hipótese de o mercado chinês abrir mais as suas portas no sector agrícola, sobretudo a produtos como o porco, a fruta e o leite”.

Agricultura e Mar Actual

António Costa China 2016-10-08 CarlosCaldeiraLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com