Ana Paula Vitorino promove economia do mar na Noruega

0

Ana Paula Vitorino promove economia do mar na Noruega

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, encontra-se numa visita oficial de três dias à Noruega com o objectivo de promover a economia do mar. “Só a aposta na inovação e nas novas tecnologias garante a exploração sustentável e duradoura dos recursos do oceano”, afirmou a ministra, na convenção Biomarine, em Oslo.

Ana Paula Vitorino acrescentou que “Portugal tem programas de incentivos ao investimento, mas o financiamento da economia azul, em qualquer país, não é uma obrigação exclusiva dos Estados nem dos Governos”.

“O objectivo destes fundos e medidas de simplificação trata-se de um incentivo, e não um substituto do papel do sector privado, que necessita de ter condições para investir, mas precisa também de assumir os riscos de investimentos que devem ter um grande potencial de rentabilidade”, referiu a governante.

Simplificação administrativa

Ana Paula Vitorino concluiu, anunciando um conjunto de medidas de simplificação administrativa e mecanismos financeiros disponíveis para potenciar o investimento privado na economia azul, que visam tornar o País numa referência internacional.

Para além da Convenção, a ministra teve várias reuniões bilaterais com Ministros da Noruega, do Canadá e da Argentina.

Ana Paula Vitorino reuniu-se igualmente com um conjunto de empresas norueguesas de referência nos sectores da aquicultura e da bioeconomia marinha para apresentar o novo quadro de oportunidades de investimentos nestes domínios, em Portugal.

Agricultura e Mar Actual

Ana Paula Vitorino Noruega 2016-10-20 CarlosCaldeiraFonte Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com