Aicep lança análise sobre mercado chinês de leite e lacticínios

0

Aicep lança análise sobre mercado chinês de leite e lacticínios

A Aicep acaba de divulgar a publicação “China – Síntese Sectorial de Mercado de Leite e Lacticínios”, No documento encontra-se uma caracterização do mercado, nomeadamente, relações comerciais internacionais, países fornecedores, relacionamento bilateral, identificação dos principais importadores e distribuidores presentes no mercado, além de outra informação económica e regulamentar relevante.

A análise da Aicep refere que a China foi, em 2015, o quinto maior importador mundial de leite e de lacticínios de acordo com o International Trade Centre. Apesar do excesso de produção doméstica, os consumidores estão a redireccionar a preferência para os produtos importados, sobretudo leite líquido e em pó, que lhes transmitem maior confiança em termos de qualidade. Algumas projecções apontam para que a China se venha a tornar, em 2018, no maior mercado importador de leite a nível mundial.

Entre 2011 e 2015 as importações chinesas de leite e lacticínios aumentaram a um ritmo médio anual de 18% muito acima dos 3,3% da média mundial e a balança comercial chinesa do sector mantém-se deficitária, com saldos muito próximos dos valores importados.

Vendas de leite em alta

Segundo o EU SME Centre, tanto as vendas de leite em pó como leite líquido registaram importantes crescimentos em 2015 (respectivamente, 50% e 90%). O queijo é ainda um produto de nicho mas o seu consumo tem vindo também a aumentar, em especial nas grandes cidades.

A China ainda tem ainda pouca expressão como cliente destes produtos portugueses. Em 2015, Portugal foi o 33º fornecedor do mercado chinês, com uma quota de mercado que não ultrapassou os 0,12%, pelo que existe um forte potencial de crescimento para a oferta nacional.

O documento pode ser consultado no site da Aicep aqui.

Agricultura e Mar Actual

China 2016-09-12 CarlosCaldeiraLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com