Agroglobal arranca hoje em Valada do Ribatejo

0

Agroglobal arranca hoje em Valada do Ribatejo

A Agroglobal- Feira das Grandes Culturas, decorre a partir de hoje, e até sexta-feira, 9 de Setembro, das 9h às 18h, nos campos de Valada do Ribatejo. Presentes estão 285 empresas expositoras, 20 empresas no espaço AgroInov, mais de 100 conjuntos de tractores e alfaias em trabalho permanente e 84 oradores e moderadores nos debates.

Este certame, que vai na sua 5ª edição, “consolida-se como um espaço de referência onde se reúnem os profissionais do sector agrícola para partilhar conhecimento, ver e experimentar as mais recentes tecnologias ao serviço da agricultura e para realizar negócios”, refere uma nota da organização.

Os campos de demonstração de culturas agrícolas (milho, girassol, batata, tomate, olival, amendoal, pequenos frutos, vinha e eucalipto) são um dos grandes atractivos da Agroglobal. Num recinto a céu aberto, com vários hectares, decorrem durante os três dias da feira trabalhos permanentes de colheita, pulverização, entre outras operações agrícolas. Serão mais de 100 conjuntos de máquinas e alfaias agrícolas em movimento.

O futuro da agricultura

No espaço de exposição, cerca de três centenas de empresas de topo apresentam as últimas novidades ao serviço do sector agrícola e no Pavilhão AgroInov mostra-se o futuro da agricultura: técnicas de biotecnologia aplicadas à produção animal; sensores ópticos NDVI (Índice de Vegetação de Diferencia Normalizada); cartas de nutrientes de solo a partir do levantamento geoeléctrico e da amostragem inteligente georreferenciada do solo; centros de monitorização de actividade aplicados à agricultura, floresta e pecuária e sistemas de rega VRI (Rega de Taxa Variável). Numa visão futurista, serão apresentadas duas plataformas robóticas para monitorização de vinhas de encosta e realização de operações na vinha.

O Auditório Armando Sevinate Pinto e o Auditório Companhia das Lezírias estão prontos a receber debates sobre temas de actualidade e de grande interesse para o sector agrícola e para o país. Por lá vão passar 84 técnicos, investigadores, políticos e opinion makers nacionais e internacionais com distintos ângulos de análise sobre o presente e o futuro da agricultura. O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e a ex-ministra da Agricultura e actual líder do CDS-PP, Assunção Cristas, participam na Agroglobal.

Agricultura e Mar Actual

Agroglobal Valada do Ribatejo 2016-09-07 João BorgesLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com