Agrobio organiza sessão dedicada ao arroz biológico em Alcácer do Sal

0

Agrobio organiza sessão dedicada ao arroz biológico em Alcácer do Sal

O Dia do Agricultor dedicado ao Arroz Biológico vai acontecer no dia 16 de Setembro numa parceria com o Município de Alcácer do Sal, pelas 9h45, no Auditório da Biblioteca Municipal. O Dia do Agricultor é uma iniciativa organizada pela Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, dedicada ao todos aqueles que exercem a actividade da agricultura biológica e que pretendem aumentar os conhecimentos técnicos nas diferentes áreas de cultivo/produção ou transformação.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição (aqui). O número de participantes é limitado.

Segundo a organização, o cultivo do arroz é realizado em zonas “com algumas características particulares, normalmente em zonas húmidas. Em Portugal as zonas mais importantes englobam os estuários do Tejo e Sado, zonas que estão classificadas como Reserva Natural dada a sua riqueza em termos da fauna e flora que é de todo o interesse proteger”. Assim, “faz todo o sentido a produção de arroz em modo de produção biológico nas áreas geográficas das Reservas Naturais pois será este modo de produção que mais contribuirá para a protecção destes territórios”, adianta a mesma fonte.

O Dia do Agricultor é uma iniciativa que se insere na Campanha + Bio, co-financiada pela Comissão Europeia.

A Agrobio, fundada em 1985, é uma instituição pioneira que protagoniza a divulgação da agricultura biológica em Portugal. Constitui-se como um pólo agregador de pessoas de todas as faixas etárias e profissões, que têm em comum preocupações com a qualidade dos alimentos, a saúde, o ambiente e a defesa de uma prática agrícola mais sã.

A Agrobio é filiada na IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Biológica) e membro do Grupo Regional IFOAM-EU. Organização não governamental de ambiente, com estatuto de utilidade pública reconhecido, assume-se com a tripla vertente de associação de agricultura, de defesa do ambiente e de defesa do consumidor.

A Associação prossegue actualmente actividades nas seguintes áreas:

  • Apoio técnico e comercial à produção em agricultura biológica
  • Formação profissional em agricultura biológica e educação ambiental
  • Investigação, experimentação e demonstração em agricultura biológica
  • Agricultura social e reintegração
  • Hortas urbanas biológicas
  • Mercados Agrobio, em parceria com municípios, em vários pontos do País
  • Organização de eventos de divulgação e promoção da agricultura biológica (Feira Nacional de Agricultura Biológica – Terra Sã; Conferências, seminários, Dia da Agrobio e outros eventos)
  • Publicações (revista “A Joaninha”, boletim “Infobio”, newsletters “Biofactos” e “O Quintal Bio”, manuais e fichas técnicas e outros).

Agricultura e Mar Actual

Agricultura Biológica Agrobio Alcácer do Sal 2016-09-03 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com