AGQ Labs candidata-se ao Portugal 2020 para criar Centro de Competências do Mar

0

AGQ Labs candidata-se ao Portugal 2020 para criar Centro de Competências do Mar

AGQ Labs Portugal candidatou-se ao Portugal 2020 com o objectivo de investir um milhão de euros na criação do Centro de Competências do Mar, com o qual o grupo vai poder prestar serviços de análises, nomeadamente, às águas costeiras e marinhas, solos e sedimentos e para o sector da aquicultura.

A empresa inaugurou no passado dia 2 de Setembro, em Alcochete, o seu laboratório de microbiologia, um investimento de um milhão de euros, que o director-geral da AGQ Labs Portugal, Pedro Magalhães, considera uma verdadeira aposta na consolidação da empresa em terras nacionais. “A nova infra-estrutura, que se localiza em Alcochete, no Montijo, e envolveu um investimento de um milhão de euros é fruto da aposta na consolidação da empresa em Portugal, que, em Janeiro de 2015, comprou os laboratórios Controlab”, diz.

Com o aumento das perspectivas de negócio, a AGQ Labs – que empregava oito trabalhadores qualificados em 2014 – espera agora terminar 2016 com 24 colaboradores.

O evento de inauguração do laboratório de microbiologia, que teve lugar nas instalações da AGQ Labs Portugal, no Parque Industrial do Batel, em Alcochete, contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, com o presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Franco, e o CEO da AGQ Labs Corporate, Estanislao Martinez.

Para o ministro da Economia, “Portugal apresenta-se ao investimento internacional não enquanto mão-de-obra barata, mas sim como um País com talento e jovens capazes que fazem parte de uma geração mais qualificada que oferece oportunidades de investimento nacional e estrangeiro muito interessantes. É este o caminho da competitividade que temos defendido sempre”.

Nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Alcochete, a AGQ Labs “é muito bem vinda em Portugal. Temos um tecido empresarial vivo e queremos optimizá-lo. O município de Alcochete será sempre um parceiro estratégico para corresponder aos interesses dos investidores e empreendedores para a criação de novas empresas”.

Controlo de bens alimentares

O novo laboratório, reconhecido pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) e pelo IAS, organismo norte-americano de certificação, está equipado com a mais moderna instrumentalização analítica e equipamentos tecnológicos de ponta, que permitirão fornecer serviços de análise, ensaios avançados e de engenharia química especializada mais adequados, aumentar a produtividade e a eficiência de forma cada vez mais sólida, tendo sempre em vista a preservação do meio ambiente e o aproveitamento sustentável dos recursos naturais.

Pedro Magalhães explicou também que com o novo laboratório, a AGQ Labs Portugal poderá fazer o controlo de bens alimentares perecíveis, hortícolas e frutícolas, com rapidez e fiabilidade, e com um grande enfoque na exportação. Ao nível da grande distribuição, a empresa poderá prestar serviços na área dos produtos de marca própria dos supermercados, e orientar a sua estratégia de actuação a todos os sectores de actividade.

“Sentimo-nos muito optimistas. Estamos num sector maduro e, apesar do que fazemos não ser muito diferente do que a nossa concorrência faz, conseguimos no entanto diferenciar-nos pelo prazo de resposta e pelo preço”, afirma o director-geral da AGQ Labs Portugal.

O novo laboratório está instalado num edifício com 1.500 metros quadrados, sendo que a divisão do espaço faz-se com 500 m2 de laboratórios, e 500 m2 de estrutura de apoio (escritório e armazém). É possível que de futuro a AGQ Labs expanda os laboratórios.

Exportação representa 55% dos negócios

Em 2014 a AGQ Labs Portugal facturou 400 mil euros, tendo este valor aumentado para um milhão de euros em 2015, ano em que a quota exportação se situou em 55%. No final de 2016, a empresa espera aumentar o volume de negócio em 50% e manter a quota de exportação na mesma percentagem de 2015.

A AGQ Labs é um dos principais laboratórios de análises do mundo e centro tecnológico com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de soluções e serviços de valor dirigidos aos sectores do agronómico, alimentar, ambiental, de mineração e saúde e segurança.

Agricultura e Mar Actual

AGQ Alcochete Portugal 2020 2016-09-05 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com