Adega de Cantanhede – “2016 Colheita de Memória para o Futuro” 

0

A campanha de 2016 iniciou-se com uma nascença inferior ao normal e posteriormente o aparecimento de condições climatéricas adversas a uma boa maturação provocou alguma preocupação aos nossos Associados.

Mas, passados esses contratempos, o ciclo de maturação fechou em óptimas condições climatéricas. A nossa vindima iniciou-se em 16 de Setembro com uvas brancas, tendo terminado em 5 de Outubro com as uvas tintas.

Dos cerca de 1000 hectares de vinha, exclusivamente dos nossos Associados, registamos um decréscimo de entrega de uva que ronda os 15%, tendo-se registado uma maior quebra nos brancos do que nos tintos.

Na Qualidade, aí sim, seguramente que estamos em presença de uma Colheita que nos vai trazer boas memórias.

Tudo indicia que esta será uma colheita que ira rivalizar positivamente com 2011 e 2015.

Importa salientar que nesta colheita, e na senda do espírito inovador que a Adega de Cantanhede vem imprimindo aos seus vinhos e ao seu portfólio, irão existir NOVIDADES. Assim, e sempre com o intuito de valorizar as uvas dos nossos Associados, pela primeira vez, fruto de um trabalho conjunto entre a Direção da Adega, os seus Viticólogos e os seus Enólogos, foi elaborado um vinho que certamente vai fazer história para a Adega de Cantanhede e para a Região da Bairrada!

Foram selecionadas as melhores Vinhas Velhas dos nossos melhores produtores, onde os critérios foram terem as vinhas mais de 40 anos de idade e em que a BAGA fosse a casta largamente predominante.

O resultado é muito animador. Neste momento as uvas ainda adormecem sob as películas-Cuvaison.

Nas palavras do seu Enólogo Responsável, Osvaldo Amado, o seu potencial é enorme, auspiciando que dentro de anos iremos ter um vinho positivamente diferente e digno de representar a essência e o carácter da Bairrada ao seu melhor nível, satisfazendo os mais exigentes consumidores.”

Fonte: Adega de Cantanhede

Ler Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com