Açores pede à Comissão Europeia medidas de protecção do sector das pescas

0

Açores pede à Comissão Europeia medidas de protecção do sector das pescas

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia reúne-se segunda-feira, 19 de Setembro, em Bruxelas, com o director-geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da Comissão Europeia, João Aguiar Machado, no seguimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Governo dos Açores para sensibilizar a Comissão Europeia para as especificidades do sector das pescas no arquipélago.

Neste encontro, Fausto Brito e Abreu vai discutir assuntos do sector das pescas relacionados com a sobrepesca de atum e a definição da quota de goraz para a Região para os próximos biénios.

Relativamente à pesca industrial de atum praticada no Atlântico, o secretário Regional vai apresentar as preocupações do Governo dos Açores sobre a sobrepesca de atum por navios cercadores e a utilização de tecnologias para agregação de peixe, nomeadamente os ‘Fish Aggregation Devices’ (FAD), que contribuem para a diminuição de tunídeos no Mar dos Açores.

Pesca de atum com salto e vara

O titular da pasta das Pescas vai ainda sensibilizar a Comissão Europeia para a importância da pesca de atum com salto e vara, praticada nos Açores, ser reconhecida internacionalmente como uma arte de pesca sustentável e amiga do ambiente.

Em Agosto, o secretário Regional do Mar esteve reunido com o secretário de Estado das Pescas para solicitar o apoio do Governo da República, que mostrou abertura para fazer diligências junto da Comissão Europeia para restringir o uso dos FAD ao longo da costa africana.

Agricultura e Mar Actual

Açores Atum Comissão Europeia Goraz 2016-09-17 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com