Açores disponível para apoiar escoamento de queijo de S. Jorge

0

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou ontem, 22 de Novembro, nas Velas, que o Governo dos Açores “está empenhado e disponível” para apoiar no sentido de se encontrarem “novas formas de escoamento e novos mercados” para o queijo de S. Jorge.

João Ponte salientou que o aumento de produção que se registou nesta ilha é “fruto da estabilidade que o sector vive” e da valorização do preço do leite ao produtor.

“Há alguns anos a situação era diferente”, frisou, acrescentando que, “mais recentemente, inverteu-se esse estado de coisas e isso originou um aumento de produção de leite que se traduziu num aumento da produção de queijo”.

Promoção do queijo

A solução para o escoamento passa também, segundo o secretário Regional, “pela promoção deste queijo de excelência, que é um produto de qualidade reconhecido e ganha prémios a nível nacional”.

João Ponte sublinhou que o sector registou nos últimos anos em S. Jorge “uma evolução muito positiva”, quer nos investimentos feitos na indústria, quer no pagamento do leite ao produtor, que hoje é feito a 60 dias, frisando que encara “com optimismo” o futuro da agropecuária jorgense, que é “o motor económico da ilha”.

O futuro do sector esteve em análise nas reuniões que o secretário Regional manteve com a UNIQUEIJO – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, com a Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge e com Associação dos Jovens Agricultores Jorgenses.

Nesta deslocação a S. Jorge, João Ponte reuniu-se ainda com os presidentes das câmaras municipais das Velas e da Calheta, com quem abordou questões relacionadas com as infraestruturas, com o abastecimento de água e com os caminhos agrícolas.

“Esta é sempre uma área onde é necessário continuar a conservar aquilo que foi feito e também olhar para o futuro e tentar melhorias neste domínio que é vital para a lavoura e para a economia jorgense”, afirmou.

Agricultura e Mar Actual

Açores UNIQUEIJO 2016-11-23 Ana Cordeiro de SáFonte do Artigo

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com