Açores: Beneficiários do POSEI Pescas já foram notificados para submeterem pedidos de pagamento

0

Açores: Beneficiários do POSEI Pescas já foram notificados para submeterem pedidos de pagamento

O secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia açoriano anunciou ontem, 15 de Setembro, na Horta, que já foram aprovadas cerca de dois terços das candidaturas submetidas ao POSEI Pescas, acrescentando que “tudo está a ser feito para o pagamento destes apoios aos pescadores açorianos arrancar durante este mês, conforme previsto pelo Governo dos Açores, abrangendo o máximo número de beneficiários”.

Fausto Brito e Abreu afirmou que, num total de 696 candidaturas, há 443 beneficiários que já foram notificados, “tendo agora de submeter, no portal do Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas (IFAP), o primeiro pedido de pagamento, que diz respeito ao período entre 1 de Janeiro de 2014 e 31 de Dezembro de 2015”, o que equivale a um montante de cerca de 8,8 milhões de euros, estando as restantes candidaturas em fase de audiência prévia.

Produtores de Espécies Demersais com nova sede

O secretário Regional falava durante uma visita às instalações da futura sede da Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores (APEDA) e da Associação de Produtores de Atum e Similares dos Açores (APASA), na freguesia das Angústias, na Horta.

Brito e Abreu salientou que a cedência destas instalações, onde funcionou a antiga Casa dos Pescadores, “a estas duas importantes associações do sector era um compromisso assumido pelo Governo dos Açores”.

Este espaço já sofreu uma intervenção na sua cobertura em Maio deste ano, num investimento de 17 mil euros, adiantando o secretário Regional que “o procedimento para as restantes obras necessárias arranca nos próximos dias”.

O titular da pasta das Pescas referiu que as obras a realizar, que correspondem a um investimento adicional de 30 mil euros, consistem na recuperação do interior do imóvel, nomeadamente na reparação de rebocos e de pavimentos e ainda na reparação da rede eléctrica e da canalização, prevendo-se que “as associações ocupem este espaço ainda no decorrer deste ano”.

“Com a cedência deste espaço, o Governo dos Açores reconhece a importância do trabalho que tem vindo a ser realizado pela APEDA e pela APASA”, disse Brito e Abreu, acrescentando que “a existência de uma sede física permite dignificar a actividade destas associações”.

O secretário Regional do Mar referiu ainda que as associações de pescas dos Açores assumem um “papel fundamental” para o sector, nomeadamente pelos diversos serviços de apoio prestados aos pescadores, como ficou patente no actual processo de operacionalização do POSEI Pescas.

Agricultura e Mar Actual

Açores POSEI Pescas 2016-09-16 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com