Academia Tanto Mar leva António Costa à Reserva da Biosfera das Berlengas

0

Academia Tanto Mar leva António Costa à Reserva da Biosfera das Berlengas

O primeiro-ministro António Costa, e o ministro do ambiente, João Pedro Matos Fernandes, integram amanhã, 2 de Setembro, a Academia de Verão Tanto Mar, que vai dar a conhecer as Berlengas, classificada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, a meia centena de estudantes.

A iniciativa assinala o Dia da Reserva Natural das Berlengas – que se celebra no sábado – e inclui uma visita à ilha e ao farol, seguindo-se o baptismo de mergulho dos 50 jovens. A Academia Tanto Mar permite a meia centena de jovens estudantes do secundário de todo o País descobrir o Mar, numa experiência única de uma semana em Peniche. O encontro para a visita às Berlengas acontece no Cais da Ribeira, às 11h30.

A Academia de Verão Tanto Mar decorre até 8 de Setembro, e pretende sensibilizar as novas gerações para o valor estratégico do mar para Portugal, e despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar. Na sua sétima edição, a Academia – uma parceria da Forum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche, da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, e da Marinha Portuguesa – oferece um programa que apresenta aos 50 estudantes do secundário todas as vertentes do recurso Mar: da investigação científica ao desporto, passando pela sua cultura e história, sem esquecer a economia do mar.

História e cultura de Peniche

A Academia Tanto Mar prossegue a 3 de Setembro, com um dia dedicado à história e cultura de Peniche, que inclui uma visita ao Museu da Renda de Bilros, e o contacto com a história do naufrágio do San Pedro Alcântara. À tarde é tempo para um peddy-paper na Fortaleza de Peniche, que dará a conhecer o património histórico e cultural local. Já o domingo será passado na companhia da Marinha Portuguesa, com uma viagem até à Base Naval do Alfeite.

Os últimos quatro dias do Tanto Mar serão dedicados, respectivamente, à economia, ao desporto, à investigação e ao conhecimento do mar. Neste âmbito os jovens estudantes poderão conhecer as empresas Docapesca, Omnifish e Auchan – Plataforma de Pescado (a 5 de Setembro); fazer desporto nas praias de Peniche (a 6 de Setembro); realizar actividades no centro de investigação científica MARE-IPLeiria, no edifício CETEMARES (a 7 de Setembro), e trilhar o percurso geológico e visitar o Cabo Carvoeiro (dia 8 de Setembro).

Agricultura e Mar Actual

Berlengas Peniche UNESCO 2016-09-01 Ana Cordeiro de SáLer Artigo Original

Partilhar

Sobre o autor

Escrever Comentário

Powered by themekiller.com